quarta-feira, 13 de maio de 2015

Eurovision 2015 - 2nd Semifinal - Previsões



Depois das previsões da primeira semifinal já é hora de falar da segunda noite do maior concurso de música, o ESC a ser realizado na noite do dia 21 de maio.
Mesmo esquema da primeira noite, 10 países se classificam para a grande final.
Fora os países participantes também votam nessa semifinal: Austrália, Alemanha, Itália e Reino Unido.
Vamos ver quais são minhas apostas pra chamada semifinal difícil desse ano?
(clique no nome da música para escutar) 

1.Suécia


Como já é costume, Suécia desponta como um dos favoritos para ganhar o Eurovision.
Mäns Zelmerlöw triunfou como o grande vencedor do Melodifestivalen 2015, tendo mais pontos até mesmo que Loreen (ganhadora do ESC 2012). Porém o representante do país do nórdico está envolvido em muitas polêmicas desde que a música foi escolhida. Já foi acusado 2 vezes de plágio, uma pela música que se parece bastante (na minha opinião é plágio sim) a Lovers On The Sun do David Guetta e a segunda é a coreografia apresentada no Melodifestivalen que é uma cópia do trabalho desse artista:The Alchemy of Light, de A Dandypunk . Como a música sairá no concurso Sinceramente eu não vejo chances de ganhar, mas com certeza um top 5. 


2.Eslovênia


Outra música que está entre as favoritas para ganhar esse ano.
É uma canção bastante eurovisiva, e a voz bastante particular de sua intérprete agrada.
Com uma boa performance passará a final sem nenhuma dificuldade.


3.Noruega


Noruega nos apresenta esse ano um dos momentos mais sombrios do concurso.
O dueto composto por Morland e Debra tem uma química muito bacana no palco e faz com que uma balada com um climão dark brilhe e encante todo o público. Devem passar á final sem dificuldades, mas tem chances de ganhar?É díficil dizer. Em um ano com tantas baladas fica bem complicado se destacar, mas talvez as vozes dos 2 possam lograr convencer o público europeu.


4.Irlanda


Irlanda segue com sua tradição de mandar baladas tocantes ao ESC.
Esse ano eles decidiram mandar Molly Sterling, uma garota de apenas 17 anos para representar-los com uma linda música tocada ao piano. Eu ainda não vi todos os ensaios do concurso e não sei como a música será apresentada ao vivo, mas pode ser que perca pontos por uma apresentação muito simples. Esperemos que Molly aposte numa boa performance e chegue tranquilamente á grande final.


5.Azerbaijão


Aqui temos outro país que desde que entrou ao concurso, sempre está entre os favoritos.
Para 2015 Azerbaijão aposta em Elnur, cantor que já representou o país em 2008.
Como sempre, o país manda músicas feitas sob medida para o concurso, é só escutar Hour of the Wolf e você já se dá conta que é super eurovisiva. Não deve ter problemas em classificar-se para a final, porém não vejo muitas chances de ganhar o concurso esse ano, já que não se destaca muito perto de outras favoritas.


6.Letônia


Depois de tentar representar seu país em 2014, Aminata Savadogo nos apresenta esse ano uma das músicas mais originais do ESC 2015. Dona de uma voz e presença potentes, não é de se estranhar que Love Injected apareça em várias listas como uma das melhores músicas do concurso desse ano. Particularmente é uma das músicas que eu mais gosto, e espero que chegue á final para incomodar os países já tidos como quase ganhadores e chegue no top 10.


7.Islândia


Para quem acompanhou o Söngvakeppnin desse ano sabe bem que a pequena ilha nórdica tinha melhores músicas pra representar-los no ESC, porém depois de me acostumar com a música até gosto. Unbroken é uma balada pop que pode parecer bem agradável apesar da pouca potência vocal de sua intérprete. E como todos os anos Islândia é uma incógnita no concurso, já vi listas em que o país não se classifica para a final e outras em que aparece como top 5. O que esperar afinal? Que a performance tape um pouco a falta de habilidade vocal da María Ólafs e o país chegue á final.


8.Israel


A principal vantagem que tem Israel esse ano é que Golden Boy é uma das pouquíssimas músicas dançantes do ESC 2015. Igualmente já vi muitas críticas a música apresentada por Nadav Guedj por parecer só mais um pop bobinho. Eu acho que ele representa e muito bem o pop israelita e merece um lugar na final pras pessoas secarem as lágrimas entre tantas baladas românticas.


9.Suiça


Sou bem sincero quando digo que essa é uma das maiores decepções no ESC para mim.
Eu acompanhei a seleção interna da Suiça e acho que tinha músicas melhroes para representar o país. Acho que a melodia tem um tempo estranho e é bem díficil de agradar ao grande público, porém tem chances de classificar.


10.Chipre



Aqui temos outra balada, e por sinal uma das melhores desse ano.
Uma melodia super simples, uma letra linda e uma bela interpretação do representante da pequena ilha meditêrranea. Como eu já disse antes, esse ano é bem díficil se destacar com alguma balada, porém creio que John Karayiannis pode conquistar a simpatia do público e garantir seu lugar na final.

=======================================================================

Demais países:

Portugal

Aqui temos mais uma seleção interna que eu acompanhei e me decepcionei com o resultado.
É verdade que Portugal nunca teve grandes chances em toda a história do Eurovision (em 47 participações o melhor resultado foi o sexto lugar de 1996), mas na seleção organizada pela RTP para o ESC 2015 haviam melhores músicas para representar o país. Há um Mar que nos Separa tem uma letra muito bonita, porém a melodia não agrada, parece vinda de alguma década anterior, e a voz de Leonor Andrade também não ajuda muito a levantar os ânimos. Igualmente já vi listas em que o país aparece como um dos classificados para a final. Vamos ver o que nos prepara Portugal para a noite do 21 de maio.

República Tcheca

Vamos lembrar do ESC 2015 por seus duetos e baladas românticas.
República Tcheca é outro país que apresenta uma dessas músicas que não se destacam muito, com 2 cantores que não tem muita química no palco e ficam perdidos entre outros músicas que realmente são boas. Parece que esse é o momento do concurso para ir fazer a pipoca ou dar uma passada no banheiro.

Polônia

Depois da polêmica apresentação de Cleo e Donatan no ESC 2014, Polônia apresenta algo totalmente diferente, Monika Kuszyñska nos apresenta uma balada pop bastante bonita. Ela fecha a segunda noite do concurso provavelmente sentada no chão como fez na seleção interna, já que ela usa cadeira de rodas desde um acidente de carro que teve em 2006. A música tem bastante chance de se classificar se for bem apresentada e conquistar a simpatia do público.

Lituânia

Uma coisa que não entendo da Lituânia é como o país tendo um processo seletivo tão demorado e complexo termine mandando uma música assim pro Eurovision. Na minha opinião esse pode ser um dos piores momentos do ESC 2015, com uma música super sem graça e um dueto que parece estar cantando em um videokê. Aliás, nem sei se dá para chamar de dueto porque parece que eles estão em sintonias totalmente diferentes. Só espero não ter que ver-los na final.

Malta

Esse é outro país que acompanhei a seleção interna e não fiquei feliz com a escolha final.
Reconheço que Amber tem uma boa voz, porém a música não me comove e não se destaca entre outras músicas dessa semifinal. Tem alguma chance de se classificar? Sim, se é bem apresentada e alguma das favoritas dá alguma resbalada, Malta poderia estar entre os últimos classificados para a final.

Montenegro

Montenegro é um país muito novo ainda no concurso e esse ano manda uma das pouquíssimas músicas que não está em inglês. Talvez isso desfavoreça um pouco Knez, já que não são muitas opcões que entendem montenegrino. Fora isso, Adio peca por sua simplicidade. Knez tem uma voz legal, mas a música é muito paradinha e não se destaca. Provavelmente seja mais um ano em que o país fica de fora da final.

San Marino

Depois de 3 anos tentando chegar a bons resultados com Valentina Monnetta, San Marino resolveu apostar em um dueto de cantores muito jovens. Michele e Anita tem apenas 16 anos e já representarm seu país no Eurovision Song Contest Junior em diferentes anos.
Sobre a música, para mim talvez seja a única que me resulta difícil escutar até o final.
Acho uma balada bem chatinha, com vozes que incomodam e que ao vivo pode ser bem desagradável de se assistir. Não vejo muitas chances de ver os representantes sanmarinenses na final do ESC 2015.


=======================================================================

Já falta super pouco para o Eurovision 2015, por enquanto essa são as previsões, mas os artistas sempre podem nos surpreender ao vivo.

Aguardem as previsões para a grande final!