domingo, 19 de abril de 2015

Eurovision 2015 - 1st Semifinal - Previsões


Chega a época mais esperada do ano para todos os fãs eurovisivos!
Falta exatamente 1 mês para a primeira semifinal do melhor concurso musical do mundo, o Eurovision (Eurovisión en español ou Festival Eurovisão da Canção em português).
E como já virou hábito, deixo sempre aqui as minhas previsões sobre quem passará dessa primeira noite do concurso para a final no dia 23 de maio.
Lembrando que uso um sistema muito complexo para chegar à esses resultados e em outra postagem pretendo explicar.
Aqui vão as previsões da primeira semifinal, os 10 países classificados serão:
(clique no nome da música para escutar)

1.Rússia


Nos últimos anos Rússia sempre mandou músicas muito boas, e esse ano não foi diferente.
Diria até que se não fosse pela politicagem envolvida no Eurovision provavelmente essa música estaria entre as favoritas para ganhar. Não está, porém acho que a performance de Polina Gagarina ao vivo pode impressionar o público e chegará à final sem dificuldades.

2.Estônia


As casas de apostas apontam essa música como uma das favoritas desse ano.Goodbye to yesterday é um dueto folk/indie pop rock com uma melodia bem simples e agradável. Acredito que essa poderia ser sim a segunda vitória do país báltico.

3.Grécia


Maria Elene Kyriakou é a vencedora da primeira temporada do The Voice grego. Levará uma balada com uma letra tocante para o concurso esse ano. Grécia praticamente sempre tem um passe livre direto para a final do Eurovision devido a qualidade de suas canções, porém esse ano sua representante terá que se esforçar e fazer proveito de sua voz potente para se destacar entre tantas baladas e ir para a final.

4.Finlândia


Finlândia já é um país conhecido por ser o berço da maioria das bandas de metal de diferentes gêneros. Esse ano porém eles escolheram uma banda de punk rock para representar-los. Aina Mun Pitää tem menos de 2min de duração mas é uma música que fica na cabeça e com um pouquinho de conhecimento da língua finlandesa é díficil não sair por aí cantando partes de sua letra. Perrti Kurikan tem lugar garantido na final, sem importar-se com o recalque das críticas que dizem que a banda ganhou o voto do público por pena das deficiências dos seus integrantes.

5.Sérvia


Bojana Stamenov apresenta uma das poucas músicas pop mais agitadinhas dessa semifinal e por isso tem bastante chance de se destacar. Esse ano Sérvia decidiu mandar uma cantora com uma voz bem potente cantando um hino sobre beleza e igualdade, e acho que eles escolheram bem. A performance da canção ao vivo é uma das melhores que se deu a conhecer esse ano, esperemos que Bojana não fique nervosa na noite de 19 de maio e consiga nos impactar como já tem feito.

6.Romênia


Romênia, Grécia e Rússia são os únicos países que nunca ficaram fora de uma final desde que o sistema de semifinais foi introduzido no concurso. Esse ano não deve ser diferente. Com uma balada comovente, uma voz agradável e uma apresentação simples porém impactante não vai ser díficil de ver o grupo Voltaj representando seu país na final do Eurovision.
P.S: eu particularmente gostaria que a música fosse inteiramente em inglês, mas assim como é eu gosto também.

7.Holanda


Holanda já ganhou o ESC 4 vezes,  em 2014 ficou em segundo lugar com os Common Linnets, mas o país não ganha o concurso desde 1975. Trijntje poderá finalmente levar o título para o seu país?Walk Along é uma das músicas mais comerciais apresentadas no concurso esse ano e isso pode lhe favorecer com o voto do público, mas também pode fazer com que percam votos exatamente pela música parecer um pop comercial muito comum de rádio mesmo. Eu particularmente gosto muito da música e da voz da Trijntje, que é uma das cantoras mais experientes esse ano no ESC. Conclusão: a música deve passar para a final, mas não sei quantas chances pode ter de ganhar o Eurovision esse ano.

8.Hungria


Sou bem sincero quando digo que essa música realmente não me chama a atenção. Só está nessa lista porque ela não é totalmente baseada nos meus gostos pessoais. Acho que ela tem chance de classificar pela mensagem de paz que ela traz. Porém a mim, não me provoca nenhum tipo de emoção, a menos que sono possa ser uma emoção também.

9.Macedônia


Assim como Sérvia eu tive uma grande surpresa quando soube que Macedônia mandaria seu representante com uma versão em inglês de sua música escolhida originalmente em seu idioma natal. Lisja Esenski soava muito mais linda na voz de Daniel Kajmakoski, porém Autumn Leaves também é uma boa canção e tem boas chances de chegar à final. Mas levando em conta o histórico do país no festival, não seria estranho se Macedônia não classificasse na primeira noite do ESC.

10.Armênia


Desde a sua primeira participação em 2006, Armênia é um dos países favoritos para mim.
Esse ano eles vêm com uma proposta bem diferente: a banda foi formada exclusivamente para o ESC 2015 com descendentes de armênios que vivem em todos os continentes do mundo. O resultado é um pouco decepcionante, com vozes que não combinam, melodias estranhas e um refrão que não ajuda muito a música. Armênia é um país que dificilmente fica fora da final, mas esse ano estará brigando para estar entre as 10 melhores da primeira semifinal.

=======================================================================

Demais países:

Bielorússia

Bielorússia é um país que normalmente não tem muito destaque no ESC, e esse ano não deve ser muito diferente. Com uma música com um clima meio dark, regida pelo violino de Maimuna e interpretada por Uzari, dificilmente o país chegará à final. Porém, com uma boa performance ao vivo pode ganhar o voto do público e deixar para trás países como Holanda, Hungria, Macedônia e Armênia.

Moldavia

Na minha opinião essa é a pior música do festival esse ano. Um pop chiclé executado de uma maneira medíocre com uma voz ruim, coreografia simples e mal feita. Eduard Romanyuta está tentando representar o seu país desde 2011 e esse lamentavelmente conseguiu. A parte positiva é que vejo pouquíssimas chances de ver-lo na final.

Dinamarca

Dinamarca ganhou o concurso em 2013 com a incrível Emmelie de Forest. Em 2014 como país anfitrião, escolheram Basim com Cliché Love Song para representar-los e ficarão em novo lugar no festival. Um lugar bastante bom se tivermos em conta o quanto clichê realmente era a música apresentada. Mas parece que os dinamarqueses não aprenderam nada e esse ano eles mandam uma música no mesmo estilo do Basim. Ok, talvez seja um pouquinho mais pop, e tem um toque retrô que pode agradar uma parcela do público europeu, mas a verdade é que a banda esse ano tem que se esforçar e muito com a performance apresentada para ter alguma chance de classificação.

Bélgica

Uma das músicas mais diferentes apresentadas no festival esse ano. Sem dúvidas Löic Nottet pode se destacar pela estranheza que o clima de Rhythim Inside pode trazer ao palco na
 primeira noite do  ESC 2015. Porém o músico ganhador do The Voice Belgium 2014 pode não agradar ao grande público e ficar de fora da final.
P.S: quantos fãs de Lorde votarão nele?

Albânia

Essa albanesa ganhadora do The Voice Italy, dona de boa voz, nos apresenta um tema bastante comercial. Uma canção pop rock que soa como qualquer outra música que toca nas rádios, e por isso mesmo não digna de ganhar um concurso como Eurovision. Mas realmente ela não tem nenhuma chance de se classificar?Tem sim! Como eu disse, ela tem uma voz boa, potente e pode surpreender no ESC. Tudo depende da produção da sua apresentação.

Georgia

Nina Sublatti é uma das guerreiras desse ano (a outra se apresenta na segunda semifinal do ESC 2015). Mas lamentavelmente por mais que ela brigue, suas chances de classificação são bem poucas. E não é por falta de uma  boa voz, e sim por uma música que não favorece a ninguém em sua interpretação. Mas Eurovision é Eurovision e sempre há surpresas, então pode ser que a vejamos na grande noite da final.

=======================================================================

Só para encerrar o post, é importante lembrar que além dos países participantes, os países que votam nessa semifinal são Austrália, Aústria, Espanha e França.


Aguardem o post com as previsões da segunda semifinal!!! 








Nenhum comentário:

Postar um comentário