domingo, 24 de dezembro de 2017

Música latina de 2017 que não pode fazer falta


Como todo mundo que me acompanha sabe que todos os anos eu faço uma lista com os melhores da música a nível internacional.
Esse ano por motivo de preguiça e porque teve tanta coisa boa que é difícil escolher realmente os melhores, prefiro deixar aqui uma lista a nível mais regional (digamos) com o que mais se destacou na minha opinião.
Tem discos de todos gêneros musicais mas principalmente tem artistas independentes e emergentes, ou seja, se você tava buscando Anitta e J Balvin (nada contra os fusquinhas) mas nem lê porque provavelmente você não vai curtir esses sons se não abrir um pouquinho a sua cabeça.
Sem mais texto vamos direto ao que importa:
(Lembrando que vc pode encontrar todos esses discos no Spotify e alguns atè mesmo no YouTube)


10.Mahmundi


Sei que o disco é de 2016 mas pra mim ele chegou no comecinho desse ano então vou simplesmente ignorar esse fato e ressaltar o quanto é bom o primeiro trabalho homônimo dessa cantora carioca  e é muito consistente.
Ska, pop, reggae com aquele toque brasileiro e carioca que nos leva a um clima leve, de praia e que nos deixa bem de boa com o universo.
Azul, Eterno Verão e calor do Amor são as músicas que mais se destacam no disco.




9.Esú - Baco Exu do Blues


Eu sempre tive muita resistência com o rap mas convenhamos que Te Amo Disgraça é uma das melhores músicas brasileiras do ano e foi graça a essa música que tive a curiosidade de buscar conhecer o trabalho desse rapper baiano.
Realmente Baco Exu do Blues mostra ao que veio em seu primeiro trabalho e deve se destacar e muito na cena nacional se conseguir se manter nessa mesma linha.




8.Um Corpo no Mundo - Luedji Luna


Uma das melhores vozes que há surgido ultimamente na MPB, Luedji Luna foi uma das melhores revelações desse ano. Um corpo no Mundo traz uma leveza e paz de espírito que dá vontade de escutar uma e outra vez. Além da faixa título cabe destacar Dentro Ali e Banho de Folhas.



7.Amar y Vivir (En vivo desde la Ciudad de México,2017) -
La Santa Cecília


Não é o tipo de música que eu escutaria normalmente MESMO, porém nesse disco eles gravaram um dueto com uma artista que comentarei depois então procurei o trabalho deles e dei de cara com uma banda incrível. La Marisoul tem uma das vozes mais poderosas que eu já vi na música mexicana e nesse disco entre uma mistura de norteña, ranchera, cumbia, mariachi e rock n' roll nos dá um passeio entre muitas diferentes emoções. É um disco pra tomar uma boa tequila e rir, e chorar, e rir de novo, e dançar e muito mais.



6.La Sombra - (Me llamo) Sebastian


A música pop e toda a cultura queer chilena é de uma riqueza como poucas no mundo!
Sério mesmo, se você não conhece a cena pop chilena procure conhecer.
Mas enfim, esse ano conheci essa banda pelo clipe maravilhoso de Hijos del Peligro que vi até cansar e buscar conhecer mais o seu trabalho. Logo saiu Edificios nessa levada dark meio Radiohead e eu terminei de me apaixonar por esse artista que é urso, é geek, é indie e representa tudo o que um artista queer pode representar. Apesar das polêmicas que houveram esse ano com a sua banda nada opaca a beleza que tem esse disco e cada uma de suas músicas como Tus Gatos, La Tos, Adolescente entre outras.



5.Lechiguanas - Dani Umpi


Um dos discos mais aguardados há anos pra quem vive nessas bandas do Mar del Plata, Lechiguanas cumpre tudo o que prometeu e ainda dá mais pra nos deixar com os queixos no chão.
Quem acompanha o trabalho do Dani Umpi conhece a sua levada pop de guetto gay com letras incríveis (o que não é á toa já que ele é um excelente escritor) porém esse disco demostra uma madurez e evolução vocal bastante inesperada. Dani vinha apresentando pequenas partes desse disco em outros trabalhos mas em Lechiguanas ele se reinventa e se reapresenta a uma nova cena e geração queer latina. É difícil destacar uma música do disco já que o conjunto faz dele um disco único pra dançar e chorar ao mesmo tempo.



4.Esmeralda - Nathy Peluso


Único ep integrante dessa lista, o primeiro trabalho dessa rapper argentina é de se louvar do começo ao fim. Alabame abre o EP com uma letra espetacular sobre empoderamento feminino (aliás impossível não destacar o feminismo presente no trabalho de La Reina de la Vigilia). o EP segue com Dafne, Daga, Sandía e outras música que fazem dele o melhor ep do ano pra mim. Nathy Peluso está conquistando a Europa e a América Latina com seu som passeando entre o hip hop e trap. Depois desse EP ela lançou um novo single chamado Corashe que sem dúvidas é uma das músicas que mais escutei esse ano.



3.Musas (Un Homenaje al Folclore Latinoamericano en Manos de Los Macorinos, Vol.1) - Natalia Lafourcade


De uma maneira geral esse ano saíram vários ótimos discos de covers e versões mas nenhum deles se compara á esse trabalho belíssimo e delicado da Natália Lafourcade.
Nesse disco a cantora se afirma como uma das principais cantoras mexicanas da atualidade com suas versões lindas de clássicos do folclore latino. O álbum foi elogiadíssimo pela crítica e sucesso de público. Sem dúvidas um dos discos pra escutar hoje e sempre.



2.La Trenza - Mon Laferte

Já faz um tempinho que eu vinha observando esse cantora chilena radicada no México, mais precisamente desde Tu Falta de Querer mas esse foi "O" ano da Mon Laferte. Não teve pra mais ninguém na música latina!
La Trenza é um disco incrível que revela toda a evolução que a cantora teve através dos discos anteriores e a sua música finalmente chegou ao gosto do público. Desde Amárrame com Juanes, Mi Buen Amor con Enrique Bunbury a Primaveral o trabalho de divulgação do disco foi impecável, o que levou a cantora a uma turnê exaustiva e por isso agora ela está dando um tempo dos palcos. Escutem o disco e esperem o novo trabalho dela que com certeza será maravilhoso.



1.Em Noite de Climão - Letrux


Letícia Novaes vinha desde 2009 tendo um sucesso médio  na cena indie brasileira com o Letuce mas daí veio a (abençoada?) separação do seu parceiro de banda e de vida Lucas Vasconcellos que acabou rendendo um trabalho solista autoral aclamadíssimo pela crítica musical brasileira. 
Em Noite de Climão é um disco que mistura indie, mpb, rock em um cenário super teatral e divertido. Como o disco do Dani Umpi esse também é um disco pra dançar e chorar ao mesmo tempo. Eu gosto de escutar e sentir o disco como um vinil: com um lado A e um lado B bem definidos. Não sei dizer quantas vezes escutei, dancei, cantei cada uma das músicas desse disco mas não tenho nenhuma dúvida que é um dos discos que eu vou levar daqui para a vida toda.





--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




E aí qual a sua opinião, concorda com a lista?






Nenhum comentário:

Postar um comentário